4/14/2011

FCI promove “Academia Encanta Imperatriz”




O projeto 6 e Meia que homenageou vários artistas está em sua segunda temporada este ano
         
Após o sucesso alcançado no ano passado, o projeto 6 e Meia da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) que já homenageou Luis Gonzaga, Roberto Carlos, Chico Buarque, entre outros, está de volta este ano, com o mesmo propósito, de homenagear os grandes nomes da música popular brasileira (MPB) e oportunizar o surgimento de novos valores artísticos em Imperatriz.

         De acordo com o coordenador do projeto, Axel Carlos Brito, o projeto foi suspenso em meados de dezembro em função das chuvas, mas foi retomado no início de abril. “Isso porque, ele (projeto) foi idealizado e está sendo levado a efeito no palco do “Paço do Zuzinha”, que se encontra localizado justamente no espaço aberto do prédio da Fundação Cultural de Imperatriz”, explica Brito.

         Para ele, o projeto perde sua originalidade caso seja transferido para outros espaços. O projeto 6 e Meia foi criado com algumas finalidades, entre estas, atrair as pessoas que trabalham no comércio, em escritórios de serviços no centro comercial e estudantes, na maioria universitários, os quais, por força da necessidade circulam por aquele perímetro. Em segundo lugar permitem a eles desfrutarem de uma boa música ou um bom sarau.

         O projeto foi retomado no início do mês de abril e nesta sexta-feira (15) chega à sua segunda edição deste ano, trazendo ao palco do Zuzinha intérpretes e declamadores de poesias, todos eles, membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL). De acordo com Axel Carlos Brito, alguns deles interpretarão três canções a gosto do intérprete, enquanto os poetas declamarão poesias de suas autorias ou de outros autores.

         “É um verdadeiro sarau o que se realizará nesta sexta-feira (15), a partir das 19h30, no palco do Paço do Zuzinha”, explica Axel Brito, observando que, pela primeira vez desde sua primeira edição, o projeto vai mesclar música com poesia. O coordenador lembra ainda, que a programação começa cedo da noite, para que as pessoas possam também participar de suas noitadas após a apresentação dos cantores e músicos.
         
Academia – Para Axel Brito, a participação “cantante” e “prosante” dos acadêmicos vai enriquecer ainda mais o projeto. Ele informa que recebeu da presidência da AIL a informação que se apresentarão no show “Academia En Canta Imperatriz” como intérpretes os acadêmicos Domingos Cezar, Itamar Fernandes, José Ribeiro, Leonildo Alves, Trajano Neto e Zeca Tocantins.

         Como declamadores, o “Academia En Canta Imperatriz” vai contar com as participações dos poetas Edmilson Franco, Itaerço Bezerra, Maria Helena Ventura, Sálvio Dino, entre outros. A programação terá como mestre de cerimônia, o jornalista e poeta cordelista Lima Rodrigues. A noitada será encerrada, de acordo com Axel Brito, com a participação de cantores da noite, amigos dos acadêmicos.
         

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...