4/13/2011

Saúde realiza mutirão da catarata e glaucoma

Parceria entre o Governo do Estado e o Município de Imperatriz vai beneficiar cerca de 500 pessoas que sofrem de glaucoma e catarata a partir de hoje. Conforme informou o Superintende do Sistema de Regulação (SISREG), Irisnaldo Felix, em Imperatriz a secretaria de saúde tem trabalhado para reduzir os índices dessas doenças, para isso começou esta semana no bairro Cafeteira uma intensa programação que visa atender cerca de 500 pessoas.

De acordo com o superintendente, o prefeito Sebastião Madeira tem ampliado o numero de atendimento à comunidade para atender uma demanda que vem crescendo a cada dia, na comunidade de terceira idade.

Conforme informou Lívia Fernanda de Sousa Siqueira, enfermeira/coordenadora do Posto de Saúde do bairro Cafeteira, o mutirão será realizado nessa primeira etapa em dois dias, hoje e amanhã (12 e 13). “O Dr. Antonio de Pádua vai chegar logo nas primeiras horas, as consultas irão começar às 7hs e vai até as 17hs”, explica.
O que é


A catarata é uma turvação do cristalino, que tipicamente ocorre como parte do processo normal do envelhecimento. Como a cirurgia moderna de catarata, em que o cristalino é removido e substituído por uma lente clara de plástico, é em geral bastante segura e eficaz, decidir se e quando fazê-la nos olhos do contrário normais é algo bastante tranqüilo.

Se as imagens e o olhar enevoado causado pela catarata impedem uma pessoa de fazer o que ela precisa ou gosta de fazer, a cirurgia é em geral recomendada. Isto poderia significar que uma pessoa não pode mais ler, dirigir automóvel, jogar golfe ou fazer trabalhos de agulha delicados como gostaria de fazer.

Outros pacientes se queixam de que a luz solar reduz drasticamente suas atividades ao ar livre. A mensagem é que, muito freqüentemente, a decisão da cirurgia de catarata é conduzida pelos sintomas do paciente, e também pela interpretação do médico do sucesso provável do procedimento para resultar na visão melhorada.


Foto: Prefeito Madeira diz que o programa tem a parceria com o Governo do Estado


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...